Saltar para o conteúdo

Discussão:Os Cavaleiros do Zodíaco

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Adicionar tópico
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Último comentário: 21 de julho de 2014 de Marukusu7777 no tópico Mover Os Cavaleiros do Zodíaco para Saint Seiya

Estrutura dos artigos sobre cavaleiros

[editar código-fonte]

Para uma organização melhor, usem este modelo para artigos sobre um cavaleiro específico. Existem vários artigos, seria melhor editá-los para que ele tenha essa estrutura. Como o artigo Seiya de Pégaso.

Coloquem "???" ou "Desconhecido" para informações desconhecidas. Informações como tipo sangüíneo só existem na enciclopédia assim como as qualidades de luta.

{{Tabela-CDZ
|nome=  Nome do personagem
|japonês= Nome do personagem em Japonês
|imagem=  imagem (se tiver uma)
|seiyu= [[Nome do Dublador]] (Japão)<br>[[Nome do Dublador]] (Brasil)<br>...
|deus= Athena/Odin/Poseidon/Hades/Cronos...
|armadura= Pegasus, Fênix, etc...
|tipo= Bronze, Prata, Ouro, Escama, Surplice, ...
|golpes= Meteoro de Pegaso<br>Coléra do Dragão<br>etc...
|idade= 10, 15, 20, 250,...
|nascimento= 00 de Mês
|nasceu em= 
|treinou em= 
|altura= 
|peso= 
|cabelo= 
|olhos= 
|sangue= 
|descrição= 
}}

(Cavaleiro Fulano) de (Constelação Latim|Constelação português) é um dos personagens principais da série Cavaleiros do Zodíaco, criada por Masami Kurumada.

==Histórico==

==Origem do nome==

==Habilidades de luta==

===Qualidades===

Informações extras especiais

Artigos com listas de personagens:

Cuidado com o mundo real

[editar código-fonte]

Todos os envolvidos com a série Cavaleiros do Zodíaco devem tomar extremo cuidado para que suas informações não fiquem no lugar de informações que são da cultural geral. A série, sem discutir sua qualidade, é apenas uma pequena ramificação cultural e sua importância ainda está para ser comprovada com o tempo. Além disso, é importante que as próprias origens e influências da série tenham algum sentido ao ler a Wikipedia.

Um exemplo de abordagem correta está na utilização de páginas distintas para Imperador Hades e Hades. O mesmo não ocorria na página de Thanatos, que foi corrigida para incluir vários significados.

O mais correto, creio eu, seria usar a norma da Wikipedia para Desambiguação, usando a regra "Coisa (conjunto)", isto é, nomeando todas as páginas de nome ambíguo de Cavaleiros do Zodíaco de Nome(Cavaleiros do Zodíaco).


OBS: Cuidado com o preconceito!!! A afirmação "Na França, teve um sucesso gigantesco e surpreendente, merecendo até primeira página de jornal nesse país, conhecido por sua xenofobia." equivale a dizer que o povo brasileiro é conhecido "por sua preguiça" ou o espanhol conhecido "por sua grosseria". Sugiro remover tal colocação do artigo.

Tradução de Termos e Nomes dos Personagens

[editar código-fonte]

Não é preciso dizer que o trabalho de tradução dos materiais de Saint Seiya, ainda que feito por diferentes profissionais competentes, no geral sempre deixa muito a desejar. Certos termos e nomes são deixados como no original, sem qualquer razão para isso vista a existência de termo igual em bom e velho português. Assim, nomes de armaduras às vezes são apresentados ora em latim (Pegasus), ora em português (Pégaso) ora uma mistura só (Pégasus). Mesmo sendo consideradas traduções "oficiais", não acredito que aqui devamos perpetuar essa falta de atenção, sendo nós mais rígidos no uso de certos termos e nomes. Além de mais correto, aproveitamos a oportunidade para ensinar a correta grafia dalgumas palavras. Assim, sugiro o seguinte cânone a ser adotado aqui:

  • Nomes próprios: podemos ser mais flexíveis com esses, até porque via de regra nome não se traduz (Cassius ou Cássio, não importa). Salvo nomes que sejam referências diretas a algum termo próprio previsto em português (Aldebarã, e não Aldebaran, que é o nome da estrela mais brilhante da constelação de Touro).
  • Nomes de constelações: não há qualquer motivo para usarmos os nomes em latim, grego, inglês, japonês ou qualquer outro idioma que não o nosso próprio. A grafia correta deve ser observada e uma ligação à referente página wiki da constelação adicionada, para que se possa conhecer o nome original em latim (Cabeleira de Berenice e não Coma Berenicis).
  • Nomes de deuses, semi-deuses, heróis, titãs e entidades mitológicas: diferentemente dos "nomes próprios comuns", esses referem-se a personagens em específico: são OS PRÓPRIOS deuses das mitologias. Assim, Saori Kido/Atena não é qualquer "Athena", nem Poseidon qualquer "Possêidon", mas sim A ATENA e O POSEIDON. Devemos padronizar assim conforme nosso bom e velho idioma, podendo ser consultado qualquer livro de mitologia confiável (não devem ser usadas as páginas wiki como referência cabal).

Acredito que assim alcancemos um nível superior no texto desta página wiki, e quem sabe sirva até de referência aos tradutores de Saint Seiya no Brasil. O que não dá é usar como referência uma tradução que ela mesma apresente incoerências e erros ao longo dos capítulos dos animes e fascículos do mangás.

Tonyjeff 16:54, 23 Outubro 2005 (UTC)

E em casos como Pegasus (nome em latim, muito usado) e Pégaso (forma aportuguesada)? Master 20:13, 15 Julho 2006 (UTC)

Eu concordo com o Tonyjeff. É melhor chamar o personagem pelo seu nome correto em português, no caso Pégaso. O que é interessante é a adição de um topico (no artigo do personagem) sobre a incoerência do nome.

--T2000 20:47, 15 Julho 2006 (UTC)

Diminuir o artigo

[editar código-fonte]

Acho que poderia ser criada um artigo "Tradução e Dublagem de Cavaleiros do Zodiaco" ou semelhante, pra onde as listas de dublagem e qualquer coisa a respeito poderia ser movida.

--T2000 00:12, 25 Outubro 2005 (UTC)


Eu não vejo problemas. Concordo consigo. Poderíamos aproveitar para arrumar um pouco o texto da lista de dublagem, está meio sem padrão.

Tonyjeff 10:56, 26 Outubro 2005 (UTC)

Conforme anunciado, fiz a separação da lista de dublagem, assim foi possivel tornar o artigo mais leve. Fiz um pequeno texto sobre o assunto, bastante imcompleto, alguem com mais conhecimentos poderia complementar.

--T2000 02:35, 17 Dezembro 2005 (UTC)

A versão oficial de como Saga toma o controle do Santuário de Atena - ANIME

[editar código-fonte]

Nota-se que alguns discordam sobre como Saga chegou ao poder no Santuário, pelo menos de acordo com a versão do anime. A Toei Animation criou essa história do Ares modificando e tornando-a uma história complexa. Segundo um especial produzido pela TV japonesa, o qual resume toda a saga até o capítulo final contra Poseidon, a versão seria esta:

  • Kanon tenta convencer Saga de tramarem contra Atena e Shion para controlarem o Santuário de Atena.
  • Saga nega-se e prende o irmão no Cabo Sunion, no qual coincidentemente encontrava-se o Tridente de Poseidon selado. Kanon arranca o selo e alia-se ao deus em seu Santuário. Permanecerá desaparecido por mais de 13 anos.
  • Meses depois, Saga cede ao seu lado negro e mata Ares, irmão mais novo do Mestre Shion (no mangá é outra história). Assumindo a identidade de sua vítima, tenta matar Atena(Athena no original) bebê, mas é descoberto em cima da hora por Aiolos (lê-se Aioros), que arranca sua máscara e descobre ser Saga.
  • 13 anos depois, começa o anime, e Shion entrega a armadura a Seiya. Logo depois que Seiya vai embora, Shion morre de velhice e Ares seu irmão mais novo (que na verdade é Saga) assume controle do Santuário e executa seu antigo plano de enviar Ikki que está sendo treinado por seu mestre na ilha da rainha da morte, cujo é controlado pelo satã imperial de Saga, juntamente com os cavaleiros negros.
  • Logo depois ele envia Dócratis e outros cavaleiros estranhos que não existem no Original.
  • As vezes o lado bom de Saga dificulta os planos do lado mau, tendo diversos diálogos com ele durante a série.
  • Marin é a primeira a suspeitar ao descobrir em Star Hill o corpo embalsamado de Ares numa torre nos arredores do Santuário.
  • No anime o elmo de Ares e Saga é vermelho, quando no início é Shion que aqui morreu de morte natural, é dourado.
  • Saga no anime, quando bom, têm cabelo azul, quando mau, branco.

<Corrigido by Eric - conhecimento fonte www.cavzodiaco.com.br>

A versão oficial de como Saga toma o controle do Santuário de Atena - MANGÁ ORIGINAL

[editar código-fonte]
  • Kanon tenta convencer Saga de tramarem contra Atena e Shion para controlarem o Santuário de Atena.
  • Saga nega-se e prende o irmão no Cabo Sunion, no qual coincidentemente encontrava-se o Tridente de Poseidon selado. Kanon arranca o selo e alia-se ao deus em seu Santuário. Permanecerá desaparecido por mais de 13 anos.

Nessa parte de Poseidon o anime seguiu o mangá, mas agora a verdadeira história no mangá de apenas Shion e Saga (não há Ares):

  • Meses depois Saga cede ao seu lado negro e mata Shion, mestre do santuário, ficando em seu lugar como mestre.
  • Saga tenta matar Atena bebê e é impedido por Aiolos que foge com ela, e Aiolos fica como traidor.
  • Saga recebe Seiya no santuário com seu lado bom, assim como 13 anos depois quando entrega a armadura de Pégaso.
  • Ele envia Ikki junto com os cavaleiros negros, pois o mestre de Ikki sofria do Satã Imperial de Saga, que controlava sua mente. A seguir Ikki, como no anime, supostamente morre por um desmoronamento e quem causou foi o primeiro dos cavaleiros de Prata enviados por Saga, Misty.
  • Já haviam suspeitas do mestre (mais no mangá) devido encontrarem mortes atrás do templo (por verem sua identidade).
  • Marin descobre em Star Hill o corpo de Shion (não é mostrado o corpo).
  • Saga no mangá, quando bom têm cabelo loiro, quando mau negro.

<Corrigido by Eric - conhecimento fonte www.cavzodiaco.com.br>

Logo quando os tópicos abaixo se referirem à redação que está acima falarão que está de forma incorreta, modifiquei direto acima para facilitar a consulta.

...

...

...

Se Saga tivesse simplesmente sido "possuido pela reencarnação do deus Ares", por que raios aceitariam-no andando livremente pelas dependências do Mestre, entrando no quarto de Atena e acusando Aioros de a forma todos acreditarem em si? E o principal: por que esse tal de Ares assumiria o lugar de Shion? Aquela figura de cabelos grisalhos e capacete vermelho não poderia ter surgido do nada de forma a todos o aceitarem. Já era conhecido dentre todos no Santuário.

Assim, além de ser mais coerente, afirmo que é a versão original. Posso passar o arquivo desse especial a quem quiser assistí-lo. Gostaria que antes que qualquer alteração a respeito fosse realizada seja discutida neste fóro.

Tonyjeff 20:37, 26 Outubro 2005 (UTC)


Eu sempre concordei com esta história, mas no Episodio G, Saga é mostrado como Grande Mestre, mesmo a história se passando, não tenho certeza, uns 7 anos antes do inicio da historia de Seiya. Além disso, Saga é mostrado, na cena de 13 anos atrás, com o elmo dourado que caracteriza o Grande Mestre (já que o vermelho caracterizaria Ares).

Este novo mangá, pode ser considerado canonico? Ou deve ser ignorado como história alternativa (assim como os Ovas).

--T2000 05:03, 2 Novembro 2005 (UTC)


É complicado mesmo. De qualquer forma, três indícios no anime são muito fortes: o de Shion concedendo a Armadura de Pégaso a Seiya, Dohko contando a Shiryu sobre a mudança de mestres no Santuário logo após a Guerra Galática, e o corpo de Ares em Starhill.

De qualquer forma, creio que no 6º volume da série Episódio G, Saga diz algo muito importante: ele nunca foi possuído por nenhum deus, o que invalida a tese de muitos de que o deus grego da guerra o tenha dominado. Já é alguma coisa!

E se criássemos um subitem sobre a trama de Saga? Ali poderíamos dissertar sobre as três ou quatro versões da trama, e os pontos positivos e negativos de cada uma. Acho que amenizaria o ânimo de todos.

Tonyjeff 20:37, 3 Novembro 2005 (UTC)

Acho uma excelente ideia. Mas temos que levar em conta que se a versão que voc~e alegou ai primeiro, é a oficial, sendo coerente ou não, devemos aprensenta-la como tal. Pode até não fazer sentido, mas se é a versão alegada pelo Kurumada, então, deve ser apresentado no Artigo como sendo a oficial. Mas acho uma boa falasr sobre as divergencias do assunto, no topico.

--T2000 00:47, 5 Novembro 2005 (UTC)


O problema da "versão oficial" é que encontraremos incoerências e versões alternativas em volumes do próprio cânone principal, dificultando qualquer argumentação positiva em favor dessa ou daquela versão sobre a trama de Saga. De qualquer modo, farei um primeiro texto e o jogarei lá para que você e todos leiam e ponderemos a respeito. Tonyjeff 10:35, 14 Novembro 2005 (UTC)


Deve ser esclarecido que o suposto Ares somente existiu no anime, ele não existiu no mangá; esse é um ponto que merece correção urgente de todos os artigos relacionados aos cavaleiros do zodiaco, pois a maioria confunde mangá com anime, juntando no perfil de um personagem informações de ambos sem distingui-las. Acredito que como o mangá é a fonte original da história ela devia ser tratada primeira e depois com o título "anime" ser tratada está. Shion, 05/04/2006, 23:40.


Sobre a catastrofe aqui discutida sobre Ares e não Ares e todos os seus etc passo a explicar a versão realmente verdadeira da história, não de Saint Seiya mas dos seus bastidores. Penso que isto é o que aclama melhor qual o problema desta história. Uma autencia batalha de argumentistas.

Ponto 1: Masami Kurumada tinha 2 versões para a sua história no manga: Um traidor no santuário com dupla personalidade fazia-se passar pelo Grande Papa verdadeiro. Um irmão gemeo maligno do Grande Papa ocupava o seu lugar sem que ninguem reparasse. Em ambas as versões seria o cavaleiro de ouro de Gêmeos. Está visto pelo manga que ele optou a primeira.

Ponto 2: Calendario editorial e de transmissão Recorrendo à data de transmissão dos episodios do anime no japão originalmente: http://cyna.net/338.html (cortesia da pagina francesa cyna net) e à data das pre publicações de cada capitulo do manga( ou seja quando saiam na shounen jump) podemos chegar a algumas conclusões, foi pelo facto do anime estar sempre perto dos acontecimentos no manga que se passaram todos estes atropelos e a historia ficou posta aos soluços.

Datas criticas: Capitulo 1: Shonen Jump 1/2(janeiro) 1986 (Cena de Seiya com o Grande Papa a receber a armadura) Volume 5, 6, 7(capitulos 18 a 27): Shonen Jump 38 1986 até ao 13 (Abril) de 1987 Luta entre os cavaleiros de bronze memorias de Ikki e duelo com todos os cavaleiros de prata, chegada de Aiolia ao Japão

Até este momento só se viu no manga o Grande Papa uma vez e era um homem bondoso. É sempre mencionado que Hyoga(enviado por Camus) e mais tarde os cavaleiros de prata perseguem os cavaleiros de bronze por ordem do santuario porque estes quebraram a lei e participaram numa competição desportiva fazendo uso pessoal das suas armaduras. (isto é mencionado em novembro de 1986) É no capitulo 27 (final de Março inicio de Abril) 87 que se vê o Grande Papa pela primeira vez bem como a sua dupla personalidade é imediatamente demonstrada.

Volume 13: Shonen Jump 9-14 (Março a Maio)1988- É nesta altura que é revelada a verdade sobre Saga, que o Grande Papa teria já lutado à 200 anos, que ele o assassinou no Star Hill (monte das estrelas) mas jamais se viu o seu rosto

Anime:

Episodio 1: 11 outubro de 1986- Seiya recebe a armadura integralmente da mesma pessoa que no manga.

Episodio 15: 31 de janeiro de 1987- A historia no anime sofre o primeiro desvio do manga. È Docrates que é enviado para recuperar a armadura de ouro, e não Misty que é enviado para matar os traidores. Isto tudo ocorreu num periodo de 2 meses com episodios fillers, curiosamente bastaram para destruir um excelente anime. Takao Koyama o encarregado pelo script da série começa a dar azo à sua imaginação...pena que a sua imaginação foi um pouco longe demais em certos aspectos.

Episodio 16: 7 Fevereiro de 1987- Já era obvio no manga que o Grande Papa era o vilão mas o Kurumada ainda não o tinha introduzido como tal. Neste episodio dirigido por Takao Koyama gerou-se o inicio desta discussão pois ele deturpou vários elementos da historia: 1: Ares o irmão gêmeo do Grande Papa tomou conta do santuario 2: Ele era declaradamente perfido imaginando-se como a personificação do próprio deus da Guerra, assim converteu o santuario num campo de torturas e cometeu imensos actos de terrorismo internacional 3: Aiolia e Marin tinham noção disso e opunham-se veementemente, Shina pelo seu lado defendia o novo sacerdote sendo mostrada como vingativa e cruel. 4: São introduzidos cavaleiros sem ordem apesar de possuirem elementos mitologicos e de constelações, todos eles eram assassinos ou exilados: Docrates, Geist, Mestre de Cristal 5: Os cavaleiros de prata tinham como objectivo matar os cavaleiros de bronze...porque eram traidores. O seu crime nunca foi espeficado.

E assim Takao Koyama fez o que bem lhe apeteceu com a historia até ao episodio 31(maio de 87), ignorando por completo o que se estava a passar no manga de Kurumada e nem se esforçando para alterar os erros que cometeu. E criando coisas como os cavaleiros de Aço que encolerizaram de tal forma o Kurumada que exigiu que eles fossem removidos da historia.

Episodio 36: 4 Julho de 1987 - Já sobre a batuta de Yoshiyuki Suga muito mais purista em relação ao manga, vemos que quer Milo quer Aiolia são cavaleiros justos mas desconfiados da actitude do Grande Papa, estranho reparar que Aiolia já o considera como um homem justo e a aos cavaleiros de bronze como traidores. Tirando o nome Ares, que apesar de tudo foi diminuido na utilização, Milo e Aiolia usam quase todas as vezes Kyouko e não Ares-sama,não há qualquer referencia às alterações feitas por Takao Koyama.

Episodio 38: 18 de Julho - Koyama volta a atacar!! - E aqui temos nós supostamente o maléfico Ares a tentar matar a bébe Atena.

Episodio 41: 8 Agosto 1987- Suga Riposta: Com um par de alterações em relação ao dialogo original do manga além de especular que o Grande Papa é visto por uns como bom e outros como mau, e que ele pode ser um cavaleiro de ouro... e coloca Atena a dizer claramente que não só não acredita na existencia de 2 irmãos um bom e outro mau, mas sim que é apenas 1 só pessoa. Ou seja.....Ares sempre foi uma farsa e não existia irmão nenhum

Episodios 71-73: 16 Abril 1988 Quase ao mesmo tempo que terminou no manga eis que Suga completa a saga do santuário. Infelizmente ele cortou várias cenas do manga que balanceariam a historia de vez para o lado do manga e deixariam obsoletos os episodios quase todos do 15 ao 36. Aprensentou a visão dos factos , que fora Saga que matou o grande Papa (e não Ares) à 13 anos.

A imagem desse grande Papa (que é ainda assim Shion) era muito identica à de Saga conseguindo assim salvaguardar a teoria de que fora "Ares", na verdade Saga de Gemeos, quem matara o seu irmão grande Papa e tomara o seu lugar por 13 anos ao mesmo tempo que desempenhava o seu papel de irmão Ares normalmente. Quando Saga descobre Atena o seu lado negro toma-o na totalidade e encena a morte do seu irmão bondoso, optando por usar metodos mais radicais para a eliminar como Ares, usando a sucessão por pleno direito do cargo. Uma maneira inteligente de resolver o conflito e unificar as versões.

É claro que Yoshiyuki Suga não imaginava que dentro de meses no manga iria aparecer o verdadeiro irmão gémeo de Saga, Kanon, e muito menos que um ano depois o cadáver do Grande Papa iria aparecer muito vivo no manga, chamar-se-ia Shion e seria mestre do Mu.

MAIS LENHA NA FOGUEIRA:

Outside story de Shura: Publicada na JumpGold 2 (Novembro de 1988) dedicada aos cavaleiros do zodiaco... esta historia mais que divulgada na internet mostra que existiam 2 irmãos o Grande Papa e Ares alem de introduzir varios outros elementos. O criador é evidentemente Takao Koyama!! Que insiste em adicionar esse elemento que provocou todo o problema no anime. Note-se que esta historia foi feita antes da Saga de hades, logo não existia ainda Shion.

Resumo das OVAs de Hades: Desta vez Michiko Yokote é quem cria os scripts da série para as Ovas de Hades. O que sai? A infeliz entrada de Ares na historia mais uma vez, numa parte bem confusa que Saga mata ambos os irmãos... ou que Saga é o proprio Ares.( o que deixa Ares com 200 anos tambem....) Passada a confusão do episodio resumo, essa mesma pessoa no episodio 6 coloca Dohko a dizer a Shiryu que : Este é Shion...aquele que Saga de Gemeos matou à 13 anos, o verdadeiro Grande Papa. Ninguem quer saber de Ares para nada

Episodio G: Tudo ocorre tal e qual como no manga, excepto que em determinado momento Saga pega naquilo que é provavelmente a armadura de Ares deus da guerra( o célebre elmo com o dragão vermelho, mascara azul e placa peitoral com picos nos ombros.) e autoproclama-se Ares dizendo que ao envergar aquele manto pode proteger-se da influencia dos deuses.

Conclusão: Há quem se tenha esforçado muito para que exista um irmão Ares no anime (Takao Koyama), quem se tenha esforçado muito para se ver livre dele sem estragar a história, deixando-a com um toque de confusão e mistério mas afirmando que ele sempre foi Saga (Yoshiyuki Suga), quem o tenha ignorado completamente e pouco se importou com a coerencia do anime, porque o que interessava era o seu manga (Kurumada ao reviver Shion e acender o problema de novo) e quem não soubesse o que fazer com ele, e por isso atirou-o um bocado para a historia fez uma parte confusa a explicar sua existencia... apesar de nada definida e esqueceu-o totalmente (Michiko Yokote )e finalmente Megumo Okada que introduziu a ideia de Suga que Ares é na realidade Saga com um fato vermelho e uma actitude mais guerreira.

Eu pessoalmente abono em favor da versão de Suga Kurumada e Okada, nunca existiu algum irmão para Shion, senão aquele que Saga inventou e usou por 13 anos como disfarce para os seus actos mais crueis.

A melhor maneira de lidar com Ares é como com os cavaleiros de aço... por algum tempo ouviu-se falar deles..todos juravam que eles existiam... e de repente...não deixaram nem rastro nem provas da sua passagem ( tirando claro todo o esplendor da luta de Hyoga com Babel e Shiryu com Algol) --Boreas 04:19, 1 Julho 2006 (UTC)

Reversão...

[editar código-fonte]

Gostaria de saber porque a minha edição foi revertida. Ela incluia uma atualização da parte sobre os Titãns e uma cronologia da trajetória de CDZ através dos seus 20 anos, desde o 1° lançamento. Não vejo motivo para serem apagados.

--T2000 02:07, 31 Outubro 2005 (UTC)


Vandalismo no artigo

[editar código-fonte]

Acredito que o usuário 200.189.73.234 seja o autor daquele ridículo site UCDZ Independente, que há três anos não é capaz de sequer atualizar aquele site horroroso. Ele está a promover uma vandalização no artigo colocando os textos conforme sua opinião. Na falta de argumentação, e tentar nos (convencer democraticamente) ---MANIPULAR--- por meio da página de discussão, prefere simplesmente adulterar o conteúdo. É uma pessoa recalcada, decerto, carente da mínima ética.

Tonyjeff 21:02, 1 Novembro 2005 (UTC)


É o mesmo que acontece no artigo RPG Maker, pessoas querendo se promover as custas da Wikipedia. Sinceramente, é até um bom site, possui um bom materia (eu pessoalmente adoro as imagens do Sacred Saga)... mas é uma idiotice, infantilidade, além de falta de profissionalismo, vandalizar um artigo que tem sido tão editado. Será que não pode promover seu site por merito?


--T2000 02:04, 2 Novembro 2005 (UTC)


1 sujeito sem ética está alterando os dados de poder dos cavaleiros de Ouro, botando o Saga com 10 em tudo

Foco principal do artigo

[editar código-fonte]

Acredito que este artigo tenha como principal foco o anime de Saint Seiya, e não o mangá. É justamente por isso que falamos sobre os Cavaleiros de Aço, sobre A Saga de Asgard, sobre Albion como mestre de Shun, e sobre Ares como irmão de Shion, além doutros personagens e detalhes. Também, levamos em conta os longa-metragens e publicações mais recentes que ainda não ganharam versão animada. Assim, sugiro que seja criado um artigo sobre o mangá caso alguém julgue necessário e relevante quanto às diferenças ao anime. Podemos discutir a respeito e colaborar para a criação desse. Tonyjeff 15:31, 15 Novembro 2005 (UTC)

Acredito que o artigo deva ser divido em artigos menores, porque está realmente muito grande (apesar de perfeitamente organizado, diga-se de passagem). Mas separar a versão Anime da versão Mangá seria puramente redudante, porque as diferenças são minimas. Além disto CDZ não respeita bem sua propria fonte. A Saga de Hades por exemplo segue a partir do Mangá e não do anime (Shiryu não fica cego novamente no anime). Me encarregarei de criar no topico uma seção sobre diferenças entre mangá e anime, mas uma divisão deste tipo resultaria apenas em copiar e colar, de TODO O CONTEUDO do artigo.

--T2000 16:38, 15 Novembro 2005 (UTC)

Gostei da forma como você organizou esse tópico. Está bem sucinto, e ali podem ser explicadas também as diferenças entre a trama de Saga no anime e no mangá. Uma dúvida: os Cavaleiros de Prata Shiva e Ágora não deveriam estar listados entre os personagens que só aparecem no anime? Tonyjeff 10:52, 17 Novembro 2005 (UTC)

Eles estão sim, citados naquela listinha (que poderia estar melhor organizada, depois tentarei fazer algo ao estilo da dezena de lista de cavalheiros que tem no artigo). A explicação sobre Saga também está bem meia boca, ela merece um paragrafo bem grande, principalmente com a Saga G pondo mais fogo na fogueira. Temnos no mangá 6, Saga vestindo o mando de capacete vermelho e cenas em que ele diz que os deuses o aceitaram como Mestre (pois ele passou a ter o dom de prever o futuro, algo que ele diz ser o do dos grandes mestres).

-T2000 05:21, 20 Novembro 2005 (UTC)


Beleza, vamos desenvolvendo de acordo. Tonyjeff 15:25, 21 Novembro 2005 (UTC)

O que acham de dividir esse artigo um pouco ein? Acho que os cavaleiros de bronze poderiam ter uma página cada um. E aqui só um resumo. E outras partes também. Vou criar a categoria: Cavaleiros do Zodíaco, pra organizar possiveis páginas relacionadas. O que acham? --Gabrielt4e 12:48, 12 Janeiro 2006 (UTC)

Rs.. ja tinha categoria, e nem o principal artigo estava categorizado rs.. --Gabrielt4e 13:08, 12 Janeiro 2006 (UTC)

Criar uma categoria para tudo que pertença a cavaleiros seria bacana, só se deve tomar cuidado na hora de se referir aos seres mitologicos, num sair transformando eles em personagens de cavaleiros. Na minha opção só os 5 cavaleiros, e talvez um ou outro de ouro mereçam páginas proprias. A Maioria dos de ouro já tem sua explicação resumida e muito bem explicada neste artigo. Por exemplo o Afrodite, o que iremos dizer sobre el num artigo proprio? Tem material pra fazer algo maior que um esboço?

--T2000 02:36, 13 Janeiro 2006 (UTC)

DIVISÃO URGENTE

[editar código-fonte]

Temos agora no artigo perfeitamente escritas, tópicos sobre Cavaleiros de Atena, Poseidon e Hades. Estes devem ser separados do artigo principal (assim como fizemos com a lista de Dublagem), vou ver se eu mesmo inicio esta separação.

No lugar deixemos apenas uma pequena descrição e um link

--T2000 03:06, 29 Janeiro 2006 (UTC)

Porque vocês dois não revisam o artigo (inserção de links válidos, imagens, ortografia, organização do texto) e propões para destaque? Uma divisão também seria bem-vinda. -- Slade T 23:24, 12 Março 2006 (UTC)
Um ponto que volta a se repetir é a perda de padrão quanto a ortografia. A utilização -- ou não -- de iniciais maiúsculas para armaduras, cavaleiros etc; os nomes em português correto (incluso de deuses [Athena/Atena;Pegasus/Pégaso); enfim, acho que temos de prestar atenção nisso. Tonyjeff 18:29, 15 Março 2006 (UTC)

Comecei a divisão. vou arrancar da parte principal a descrição de cada uma das sagas. Deixando apenas uma pequena descrição

Também estou marcado todos os novos artigos com (CDZ), para evitar confusões.

--T2000 18:23, 9 Abril 2006 (UTC)

Fiz uma grande parte, falta separar a parte da saga G tb e dar uam boa introdução que cada parte. Além de complementar o artigo com algumas informações importantes q acabaram retiradas (como os protagonistas). Então agora, é só tampar os buracos que vai ficar lega!

--T2000 19:03, 9 Abril 2006 (UTC)



Eu acho melhor criar novos artigos com as informações mais avançdas sobre série, deixar no artigo principal apenas as informações necessárias para pessoas que não conhecem Saint Seiya e links para outras informações. Sugiro fazer um artigo sobre as armaduras. E o símbolo (logo) de CDZ desapareceu da parte da direita, é uma imagem.

Master (não assinou)

Eu sou contra se criar artigos minimos sobtre os diversos assuntos de CDZ. Acho que devemos ir tratando dos assuntos no artigo principal (ou mesmo seus afluentes) e só quando o assunto ficar grande o suficiente, é que deve ser separado. Acho que assim conseguimos manter um controle maior de todo o conteúdo. Por exemplo... cliaram um artigo para cada um dos personagens do Anime. Acho inútil que "Zé ninguém de mosca" tenha um artigo inteiro apenas para sí.

Por exemplo, as armaduras que você citou. Já possui informação suficiente para ganhar um artigo próprio.

Sobre o logo de CDZ, foi retirado por ir contra a politica da Wikipédia (apenas imagens sem direito autoral, podem ser exibidas).

--T2000 21:48, 8 Julho 2006 (UTC)


Como faremos a divisão do artigo?

Na parte Outros personagens, a maioria não é importante. Acho que apenas os três primeiros deveriam ficar e os outros irem para um outro artigo. Guerreiros Azuis são aqueles que aparecem apenas no mangá na história solo do Hyoga.

--Master 21:07, 15 Julho 2006 (UTC)

Ficou boa a separação das armaduras. Não vejho para onde poderiamos mandar os "outros personagens", o único lugar que cabem é mesmo no artigo principal. E sim, os guerreiros azuis (Blue Warrions) são aqueles que aparecem na história solo de Hyoga.

--T2000 19:00, 16 Julho 2006 (UTC)

Justificação de edições

[editar código-fonte]

Dado que alguém andou a editar o meu trabalho e eliminou a maioria do que eu fiz(apesar do master ter reposto tudo de novo), acho por bem colocar aqui bem justificada cada alteração que faço.

Glórias: Tal como disse no artigo apesar de no filme não terem mencionado nada, no panfleto azul integrador que a Toei distribuiu nos cinemas japoneses o termo aparece lá na caixa referente a Artemisa. Quem o quiser consultar tem o scan na pagina italiana www.saint-seiya.it na secção de imagens: panfleto do filme 5.

O mesmo panfleto integra de um modo oficial e definitivo as armaduras dos filmes e OVAs: Todos os cavaleiros de Eris derivam de cavaleiros de prata, e todos os de Abel derivam de cavaleiros de Bronze (daí que Mei em gigantomaquia tenha ido treinar para cavaleiro de bronze de cabeleira de berenice, apesar da sua armadura ser diferente do normal) e que retsu no episodio G tenha a constelação do lince como Jaos.

Lemúria: Era um continente, não um reino. Podem encontrar referencia sobre o continente perdido na wikipedia inglesa. Se consultarem Lost cities of ancient Lemuria de David Childress encontram a ideia de onde Kurumada se inspirou para fazer Jamiel. "The Elders of Lemuria, known as the Thirteenth School, moved their headquarters prior to the cataclysm to the uninhabited plateau of Central Asia that we now call Tibet. Here they allegedly established a library and school known as The Great White Brotherhood."

As partes sobre a história da série cá em Portugal penso que são perfeitamente isentas de questionamento.Afinal eu sou portugues e tenho mais que presente a historia da série cá. Idem para os nomes dos seiyuus portugueses, que fiz questão de me certificar com os prórios, e os titulos dos episódios. Sendo um artigo da wikipédia em português é mais que óbvio que tem toda a pertinencia que Portugal esteja incluido.

Sobre a confusão sobre a existencia de Ares que coloquei na discussão acima, irei resumi-la e organiza-la mas não sei ainda onde a colocar.

Sobre o estilo das armaduras penso que é uma curiosidade interessante identificar os estilos artisticos que elas possuem e suas influências. Afinal parte do fascinio da série acenta no visual dos cavaleiros, e este não deve ficar sem mérito.

Nomes: No livro do filme 5 é referido o irmão de Marin como Touma em katakana, Berengue é Berenike no original. Ullr é o deus da mitologia nordica

--Boreas 01:04, 6 Julho 2006 (UTC)

É assim mesmo, muito do conteúdo que agora está "fixo" no artigo, antes vivia sendo delatada (A cronologia e a diferença entre manga e anime por exemplo). Recomendo vigilancia e perseverança... ha ha!

Concordo que o visual das armaduras deva ser tratado. Sobre a discussão de Ares, coloque dentro da diferença entre Anime e Manga, conforme crescer, movimentamos para um lugar melhor.

--T2000 21:51, 8 Julho 2006 (UTC)


Só uma pergunta, aqui estão usando como padrão o nome Jamiel? Em todas as versões em katakana que vi o correto é Jammir, Jamir, por ae. (extra-oficialmente, seria a junção de Jammu & Kashmir, região da india, administrada com esse nome composto msm e tal) Algum lugar diz diferente? Visto que o kanzenban lá novo chama Myu de Mu... (o que também tem sentido, mas enfim).

Michael Serra 20:55, 20 Outubro 2006 (UTC)

A verdade por trás do Cavaleiro de Altar

[editar código-fonte]

Muitos já falaram e concordaram que, quem matou Ares, foi Saga de Gêmeos para poder assumir o poder do santuário, depois que matasse Shion (no caso mestre do santuário).

Esse mesmo Ares, cujo corpo foi encontrado preservado em Star Hill, é o Cavaleiro de Altar, conhecido como sendo um dos Cavaleiros de Prata que formavam o trio mais poderoso, juntamente com os desconhecidos Cavaleiros de Taça e Ferramenta.

Toda vez que a Antiga Guerra é mencionada, quase sempre uma certa informação é lembrada: que Shion e Dohko são os únicos sobreviventes da Guerra, e que para cada um foi concedido uma dádiva, a de viver muitos anos, tanto que a única diferença é que Shion manteve seu corpo com a aparência jovem, e Dohko escondeu-se sob a figura de um ancião anão, apesar de isso não ter inibido seu poder.

Mas como Shion e Dohko poderiam ser os únicos sobreviventes daquela Guerra terrível, se Shion tinha um irmão cavaleiro, e não é qualquer cavaleiro de Prata, é nada mais nada menos que o maior Cavaleiro de Prata que já pisou no Santuário, portador da lendária armadura de Prata ??

O que quero dizer é que Ares de Altar provavelmente lutou na Guerra Santa do século XVIII, juntamente com o Cavaleiro de Taça e Ferramenta, e que essa guerra selou o fim do trio lendário, uma vez que Taça e Ferramenta teriam sucumbido nas batalhas.

O que não tem-se idéia alguma é de como ele sobreviveu, visto que não há benção de Athena ter concedido um benemérito a mais algum cavaleiro.

Fica aqui esta discussão, que espero que com o lançamento do mangá que narra a luta do antigo Pegasus contra Hades, seja esclarecida. Sem assinatura


Pois meu caro estás a fazer uma terrivel confusão entre 3 coisas que estão acima mencionadas, mas eu resumo para entenderes:

1: Manga: Masami Kurumada criou 2 e só 2 sobreviventes da ultima guerra sagrada :Shion e Dohko. Shion não têm irmãos, não existe qualquer Ares, jamais foi mencionado tal personagem. Logo no manga não vai aparecer Ares algum.

2: Episodio G: Neste manga que tenta dar alguma logica às diferenças manga anime, Saga após matar Shion, fazer um acordo com Cronos para matar Atena, e fazer um segundo com Pontos para fazer uma guerra entre os titãs e os cavaleiros de ouro...pelos vistos de modo a exterminar todos os titãs.... Saga veste um traje no santuario e denomina-se Ares. Isto porque o traje é provavelmente parte da armadura de Ares conquistada numa das batalhas anteriores. fica o misterioda proveniência da armadura.

3: Anime: Ares existe nuns momentos noutros não.....e acaba por não existir nos ultimos episódios..por favor lê o que escrevi acima do duelo takao koyama vs yoshiyuki Suga

4: Altar, Escultor e taça são 3 armaduras mencioandas apenas na enciclopedia Taizen. Altar de facto tinha funções de braço direito do grande Papa, no entanto a armadura desapareceu ..provavelmente na ultima guerra sagrada. Recordo que no Hipermito mencionam que 79 guerreiros lutaram nessa guerra. Excluem-se as 8 armaduras dos guerreiros azuis, e a armadura de fénix que jamais fora usada. Taça e escultor segundo a Taizen não eram vestidas, e apenas serviam para reparar armaduras e curar os combatentes. O certo é que é muito possivel que escultor esteja nas mãos de Mu. Logo.nunca houve qualquer trio poderoso, porque nunca se mencionou dono para essas armaduras( serão parte das 8 armaduras que não lutaram em 1743?)

5: Na gigantomachia dizem que Nicol é o Altar. mas Kurumada nunca introduziu essa personagem até agora nem no episodio G nem no tenkai hen. Talvez apareça no novo manga se ele realmente considerar tão importante a novelização.


Somatorio de tudo: Takao Koyama para os seus episodios do anime admitia a existencia de um irmão cruel do Grande Papa, Ares.... que na realidade era Saga disfarçado. Yoshiyuki Suga seguia o manga e Saga simplesmente matou Shion sem existir algum irmão. O final mais coerente ..bom não existe porque os episodios do anime excluem-se uns aos outros.... Takao Koyama mostrou Ares como ser vivente na sua side story 2 na jump gold.... que todos ignoraram.

Kurumada criou a armadura do Altar mas nunca a utilizou nas suas historias. Okada apresentou Saga como se achando Ares o deus da guerra de um modo figurado, porque quer usar o seu controle para trazer o caos.

Final: Não há Ares..... --Boreas 17:34, 13 Julho 2006 (UTC)


Bom, eu agradeço a este usuário, pois me esclareceu muitas dúvidas. Esses dados servem, a meu ver, para preencher uma lacuna que fica no início da série. Muito boa mesmo a sua contribuição.

Nos recentes capitulos do episodio G Aiolia ao defrontar-se com Pontos introduziu 2 novos elementos: a armadura dos deuses primordiais (não é uma soma) e o cosmo exclusivo de todos os deuses: Dunamis.. algo capaz de gerar e destruir atomos não discutido até agora. graças a isso Aiolia foi capaz de regenerar um braço que tinha sido arrancado por Pontos. Uma fracção desse poder foi visto anteriormente no anime quando Aiolia por 2 vezes demonstrou poderes curativos. È talvez o mesmo poder que os cavaleiros de bronze demonstram na recta final quando o seu cosmo rivala o dos deuses.

Onde incluimos esse novo atributo? 9º sentido? --Boreas 17:17, 23 Setembro 2006 (UTC)

Pelo que você descreveu sim, parece ser um poder do 9º sentido. Mas acho que não deveríamos falar de forma chutada sobre esta informação.. até porque vai criar mais conflito! Talvez fosse uma boa fazer uma citação simples e esperar a tradução do manga.

--T2000 17:45, 24 Setembro 2006 (UTC)

Bem, melhor esperar mesmo, mas pelo que já andei sondando. a palavra em grego que tão chamando de Dunamis, em portugês é mais coerente Dinamis (é o mesmo radical de dinâmica, dinamite, etc... ) que quer dizer poder de moção, potência. Preciso esperar mesmo lançarem aqui, mas diria que assim os homems são todos potência, podem ser, e um dia desenvolver, a divindade (conhecendo a si mesmo, enfim isso tem origem em textos clássicos). Ao passo que os deuses não são potências, são seres completos de si, pleno, não estando mais nada em potência. Todo modo não seria nada oficial pelo que vi, ficando somente escondido por detrás do nome.

Michael Serra 20:45, 20 Outubro 2006 (UTC)

Já existe um projeto dos Cavaleiros

[editar código-fonte]

Gostaria de saber se já existe algum projeto sobre a série Os Cavaleiros do Zodíaco, ou algum artigo em q eu possa encontrar informações sobre como alguém pode ajudar, regras para padronização, links úteis, preds, etc.

Caso não exista, proponho a criação de um, como uma subpágina (subprojeto) do Wikiprojeto Animangá. As vantagens além da cooperação mútua a rápida troca de informações urgentes sobre o mundo do anime (como votações importantes) e chamar mais participantes para ambos os projetos (quem não entrar no animangá pelo menos vai ver q existe um subprojeto dos cavaleiros, e pode querer entrar.

Não sei o nome q seria dado a esse subprojeto, mas pra mim deveria ser um nome curso, e só consigo pensar em CdZ. A página seria construída aqui : CdZ

-Rjclaudio 01:07, 3 Dezembro 2006 (UTC)

Saint Seiya é o anime com mais contribuições de usuários. Para uma organização melhor os contribuidores deveriam participar do wikiprojeto dos Cavaleiros do Zodíaco.

--Master 22:50, 7 Janeiro 2007 (UTC)

Há uma centena de artigos de personagens criados a partir dos artigos de CDZ. A maioria são artigos ridiculos, verdadeiros lixo. O que deveriamos fazer o respeito? E personagens sem passado e sem falas, como a maioria dos guerreiros de hades, merece artigo? --T2000 04:30, 23 Janeiro 2007 (UTC)

texto a negrito 9º Sentido

Gostaria de saber opiniões,e abrir uma discussão a respeito do 9º sentido que já consta nos artigos,e que foi editado por mim nesta mesma data,e fico na expectativa de nao ser alterado,pois as fontes que me levaram a escrever as informações adicionais a este arquivo,são bem seguras,de uma entrevista concedida pelo kurumada a uns 6 meses atras.

Se alguem tiver alguma duvida,ou tiver informações mais completas,por favor,só contactar

Concerteza os fatos descritos neste tópico do 9º sentido,serão em breve confirmados pelo autor kurumada,e seria de grande utilidade para os fãs,q esta informação se mantenha firme lá. abraços

O Avanço da Serie

[editar código-fonte]

Poderia ser posto em 2007 que a saga de hades começou a ser exibida na CN

Administradores

[editar código-fonte]

po mudaraom essa pagina para protegida mas nenhum administrador acrescenta nada nela, entao mudem de novo para as pessoas comtinuarem acrescentando de novo Renanhd 02:27, 24 Abril 2007 (UTC)

Por isso que eu não gosto muito desse negócio de administradores. Rafael Max 00:15, 28 Abril 2007 (UTC)

Predefinição:Cartoon Network

[editar código-fonte]

Está sendo posta nos desenhos (inclui os animes) que estão sendo exibidos ou que já foram exibidos a predefinição cartoon Network. Rafael Max 00:17, 28 Abril 2007 (UTC)

Que coisa tosca: [http://nextdimension.wikia.com/wiki/P%C3%A1gina_principal CdZ wiki]. A wikipedia ta melhor que isso. Mas se tiver algo que a wikipedia considera lixo, aqui esta a lixeira! XD --201.70.137.112 13h41min de 14 de Agosto de 2007 (UTC)

Dúvida sobre o nome do anime no brasil

[editar código-fonte]

Quando eu assistia o anime na extinta TV Manchete o nome era Os cavaleiros do Zodíaco, agora mudaram para Saint Seiya aqui no Brasil? Como mostra no inicio do artigo. Essa informação não estaria trocada? --Crazy_Louco msg 04h23min de 16 de Novembro de 2007 (UTC)

Vou mudar o estilo da Predefinição:CDZ, é uma edição puramente visual, não adicionar e nem retirar informações da predefinição. Smith (discussão) 16h33min de 30 de Julho de 2008 (UTC)

Já aproveitando para falar dos nomes dos artigos de Saint Seiya, em alguns artigos há um CDZ acompanhando o título (uma óbvia abreviação de Cavaleiros Do Zodíaco), porém esta abreviação é um tanto incorreta, uma vez que não parece ser uma corrente oficial para a série, o mais correto seria o nome Saint Seiya, ou Cavaleiros do Zodíaco, o primeiro é mais recomendável, uma vez que o último é muito longo, vou modificar a Predefinição:CDZ e outros artigos, essa é uma pequena mudança estrutural, que servirá apenas para tornar os artigos mais um passo em direção à perfeição. Smith (discussão) 14h05min de 1 de Agosto de 2008 (UTC)

Aiolia é o mais poderoso dentre os Cavaleiros de Ouro de sua época. Tal argumento é sustentado no Episódio G, onde Pontos afirma que Aiolia possui um poder capaz de matar um deus e que seria o único capaz de quebrar as correntes que aprisionam o deus Cronos, rei dos Titãs

apaguei a parte de eris,abel,lucifer que falava sobre a cronologia de cdz,qualquer animal que tenha assistido cdz sabe muito bem que os filmes de cdz não fazem parte da cronologia do anime com execerção de prolongo do ceu. não existe meio de encaixa as historia do filme com a serie

[editar código-fonte]

Algum engraçadinho mudou quase todos os links para apontar para um site comercial! Não consigo rastrear todos os links para restaurar...

Inclusão válida ou inválida?

[editar código-fonte]

Olá.

Gostaria de saber o porquê da inclusão pelo usurário Adao filho do item "|- | Artigo || || Equipe Metaleiros || Adao filho (discussão) 21h49min de 7 de janeiro de 2012 (UTC)" ao final desta página de Caveleiros do Zodíaco.

Fábio Alves (discussão) 19h24min de 8 de janeiro de 2012 (UTC)Responder

Inválida e removida. Provavelmente ele achou que deveria marcar aqui a página para o GP Wikimedia Brasil, obrigado por avisar. Gabriel Yuji (discussão) 05h36min de 22 de fevereiro de 2012 (UTC)Responder

Mover Os Cavaleiros do Zodíaco para Saint Seiya

[editar código-fonte]

O nome do mangá/anime é Saint Seiya, é assim que ele é mais conhecido mundialmente. Infelizmente, no Brasil, o anime foi "batizado" como Os Cavaleiros do Zodíaco (herança da versão francesa: Les Chevaliers du Zodiaque). Só que tudo no mundo evolui, os franceses mesmo (primeiros a usarrem o infame e ridículo título Os Cavaleiros do Zodíaco) já abandonaram o título e usam o Original: Saint Seiya. Mas num país como o Brasil, nada evolui e continuam persistindo no erro.
Sugiro moção do artigo para Saint Seiya, o que é muito mais sensato. Tal como foi feito em Samurai X, que foi movido para Rurouni Kenshin.
Marukusu7777 (discussão) 12h06min de 21 de março de 2012 (UTC)Responder

A forma como a obra é conhecida nos países lusófonos é mais importante do que utilizar o nome original, visto que o nome não difere no Brasil ou em Portugal. --Tam (discussão) 21h34min de 21 de março de 2012 (UTC)Responder
A primeira versão do mangá no Brasil também se chamou "Os Cavaleiros do Zodíaco" e a segunda agora se chama "Cavaleiros do Zodíaco". O nome continua sendo escolhido. --Mister Sanderson 13h36min de 24 de março de 2012 (UTC)Responder

O anime "se chama" Os Cavaleiros do Zodíaco. A 1ª versão do mangá [by Conrad] (e a 2ª também) se chama Cavaleiros do Zodíaco, agora na 3ª versão do mangá [by JBC], queriam usar Os Cavaleiros do Zodíaco, mas a Shueisha não deixou pois a Conrad havia usado Cavaleiros do Zodíaco e foi exigido pela Shueisha que a JBC mantivesse o título da Conrad. Bem, eu já fiz a minha parte, criei o tópico para isso ser discutido aqui. Embora eu ache que não vá levar a nada.
Marukusu7777 (discussão) 16h09min de 24 de março de 2012 (UTC)Responder

Não irá mesmo, o nome atual é muito mais conhecido. --Tam (discussão) 19h32min de 24 de março de 2012 (UTC)Responder
Obrigado pelas informações. Eu não sabia que a Conrad tinha feito duas versões, nem que o nome teve de ser mantido por exigência da Shueisha.--Mister Sanderson 13h32min de 28 de março de 2012 (UTC)Responder

Só para esclarecer, a exigência da Shueisha, não foi de que usassem o título "Cavaleiros do Zodíaco" e sim, para que não usassem o "Os Cavaleiros do Zodíaco" já que quando foi publicado pela Conrad não se usou o artigo. Mas, é óbvio, se a incompetente JBC tivesse culhões e bom senso para usar Saint Seiya, não seria vetado pela Shueisha. Marukusu7777 (discussão) 23h11min de 20 de julho de 2013 (UTC)Responder

Opinião minha: prefiro que se deixe o nome Os Cavaleiros do Zodíaco. A série é mais conhecida pelos fãs antigos, que até hoje a chamam assim na maioria das vezes. Como exemplo, o principal site de divulgação da série chama-se Cavzodiaco. Tauan queiroz (discussão) 21h56min de 20 de julho de 2013 (UTC)Responder

Acho engraçado que as regras e diretrizes de nomenclatura das páginas de livros, filmes e séries em geral, na Wikipédia, ditam que a página deve ter o nome original da série. E isso funciona e MUITAS páginas, mas em algumas, simplesmente ignoram isso, como aqui. Que controverso, não? =) Marukusu7777 (discussão) 23h11min de 20 de julho de 2013 (UTC)Responder

As vezes me dá vergonha da pt.wiki... Não é à toa que é tão mal falada. Marukusu7777 (discussão) 01h43min de 21 de julho de 2014 (UTC)Responder

Muito pouco sobre a Saga de Hades

[editar código-fonte]

Estou procurando aqui pela série de artigos de CDZ e não achei quase nada além do básico sobre a Saga de Hades (somente a lista de episódios e o resumo de praxe). Mesmo na lista de personagens, nenhum dos Espectros é relacionado. Por que isso acontece? 177.215.63.211 (discussão) 00h27min de 13 de fevereiro de 2013 (UTC)Responder

Isso acontece porque ninguém se interessou em acrescentar essas informações ainda. Você mesmo(a) pode adicioná-las. Antes, procure se informar sobre como devem ser feitas as edições na Wikipédia e atente-se à importância de apresentar referências em suas edições. Caso tenha alguma dúvida, pode entrar em contato comigo ou outros editores. Considere a possibilidade de criar uma conta na Wiki, o que facilitaria seu trabalho.--Prima.philosophiaD.C 01h50min de 13 de fevereiro de 2013 (UTC)Responder